
Lar Aninha apresenta trabalhos de alunos e educadoras do projeto “A União Faz a Vida””
Em parceria com a Sicredi, entidade recebe membros da comunidade para mostra de trabalhos com foco na educação cooperativa
Projetos onde professores e alunos são protagonistas de suas histórias e aprendizados. Por meio de cores, retratos, pinturas, jogos, carimbos, garrafinhas mágicas e outros materiais. Tudo isto pôde ser visto de perto em mais uma etapa da chamada Comunidade de Aprendizagem, parte do programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido pela Sicredi e realizado no Lar Infantil Aninha, entidade filantrópica de Mogi Mirim responsável por atender crianças entre 4 meses a 5 anos e 11 meses na Zona Norte da cidade.
Durante uma tarde toda, crianças, educadoras, gestores, familiares e membros da comunidade participaram da exposição dos projetos idealizados, criando um grande ambiente educativo e transformando o pátio da entidade em uma verdadeira sala de aula. A mostra pedagógica esteve retratada através de interações e ações com temas propostos pelas educadoras na sala de aula e, em cada turma atendida em dois períodos pela associação, colaborando para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças.
Os projetos tiveram como temas a música, literatura, histórias, contos, recados, convivência, brincadeiras e muito mais! Em frente às salas de aula, educadoras e alunos receberam seus familiares e membros da comunidade para uma tarde de muita interação e diversão!
O programa estimula aprender com o outro, com a vida, com o mundo. Os temas estão articulados com os conhecimentos escolares, trabalhando o saber globalizado e não o segmentado. Tudo o que as educadoras e alunos vivem dentro e fora da escola colabora para a construção do conhecimento. As práticas desenvolvidas despertam uma nova atitude nas pessoas, uma nova maneira de ver o mundo e agir de forma coletiva, fazendo com que a metodologia do programa resulte na criação de um cidadão cooperativo.
“A educadora faz uma escuta ativa, uma observação bem certeira, de quais são os interesses das crianças: que perguntam fazem durante as aulas? qual narrativa são essas enquanto estão brincando e interagindo? É realizada uma expedição educativa, que muitas vezes pode ser na sala de aula ou no parque infantil, indo ao encontro do real interesse das crianças”, explicou Sara Cristina Vitória Cadete, assessora pedagógica do projeto, e responsável por, junto à gestão e corpo pedagógico do Lar Infantil Aninha, participar de assessorias para alinhamento das atividades.